Em tempos de trânsito caótico, o supercompacto elétrico Hiriko Fold vem para brilhar

Hiriko Fold - carro elétrico ultracompacto.
O trânsito está cada vez mais complicado nas grandes cidades devido o substancial e gradativo aumento do número de veículos em circulação. Se levarmos em conta que cada veículo ocupa mais ou menos 7,5 m² e a maioria deles são ocupados apenas pelo motorista ou, em menor número, por duas pessoas (motorista e caronista), chegaremos à fácil conclusão de que a solução mais prática para melhorar o trânsito seria incentivar a produção em massa de veículos de pequeno porte, com apenas dois lugares mais espaço para bagagem.

Um veículo desses ocuparia metade do que ocupa um modelo padrão, seria mais leve e, por essa característica, necessitaria de motor menos potente com menor emissão de gases poluentes. Também seriam bem mais baratos (pelo menos teoricamente, visto que, curiosamente, os mini existentes são tão ou mais caros que os standards).

Se atualmente trafegar já é complicado, imagina estacionar. Mais um motivo para que os veículos passem a ser bem menores, não é mesmo?

Um excelente exemplo já está a caminho (não do Brasil, infelizmente) e possivelmente será comercializado na Europa a partir de 2013: o carro elétrico Hiriko Fold.
Além de ultracompacto, o Hiriko também se "dobra", reduzindo em 25% o seu comprimento.
Fruto de uma parceria entre o grupo Changing Places, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), e da agência DENOKINN (País Basco), este pequeno veículo ajudará a diminuir os problemas do trânsito e poderá estacionar em vagas “minúsculas”.

Além de ser ultracompacto, com espaço para apenas dois ocupantes, ele ainda traz outras vantagens, sendo que a principal delas é a capacidade de reduzir mais ainda o seu comprimento em torno de 25%, bastando que o motorista acione um comando. Além disso, todas as suas rodas podem ser viradas a ponto de permitir que o veículo gire sobre o próprio eixo, facilitando em muito a sua manobralidade. Uma única carga lhe garante 120 km de autonomia.

Com protótipos sendo testados em cidades europeias, o fabricante pretende comercializá-lo no próximo ano e custará em torno de 10 mil libras (aproximadamente 32 mil reais).

Quem gostou da idéia foi Jose Manuel Barroso,  presidente da Comissão Europeia. Para ele, essa iniciativa irá ajudar a combater a atual crise econômica, pois “combina novas possibilidade de negócios com a criação de empregos e de inovação social”.

Assista a demonstração do Hiriku no vídeo abaixo:


Infelizmente o Hiriko dificilmente será comercializado no Brasil, pois a política de impostos praticada no nosso país tornaria o preço inviável.

O Governo brasileiro bem que poderia criar uma lei obrigando as montadoras a investir em pesquisas para produzir modelos ultracompactos no nosso país, mesmo que seja com motor à combustão, objetivando que a cada mil veículos produzidos e vendidos no mercado interno, pelo menos 30% sejam de "mini-mini" (nossa sugestão de apelido para estes veículos. rs).

Se elas podem receber incentivos fiscais, inclusive com IPI zero, também devem contribuir para o melhor conforto do usuário urbano e com a economia do país, concordam?

Afinal, se é bom para o mercado europeu, por que não seria para o nosso?



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