Óleo de côco combate cáries e aftas, diz estudo


Um estudo feito pelo Instituto Athlone de Tecnologia (Irlanda) e apresentado durante uma conferência de microbiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluiu que o óleo de côco é um antibiótico natural capaz de combater as bactérias responsáveis pelo surgimento das cáries nos dentes.

Segundo os pesquisadores, o óleo de côco tratado com enzimas impediu a evolução da maioria das bactérias bucais, mas principalmente da Streptococcus mutans, produtora de ácido e maior causadora de cáries.

Durante os estudos, os cientistas testaram os óleos de côco, de oliva e de soja em estado natural e após tratamentos com enzimas - num processo similar à digestão - , mas apenas o de côco conseguiu bloquear as cáries.

O grupo de cientistas descobriu também que o óleo de côco modificado por enzimas é um ótimo auxiliar para combater o fungo Candida albicans, causador de aftas.
 
A pesquisa sugere que o óleo de côco passe a ser componente de produtos que cuidam da saúde oral.

“A cárie dentária é um problema de saúde comumente ignorado, apesar de afetar de 60% a 90% das crianças e a grande maioria dos adultos nos países industrializados”, disse Damien Brady, coordenador do estudo. “Com o aumento da resistência aos antibióticos, é importante voltarmos nossa atenção a novas formas de combater a infecção microbiana”, afirmou ele.
 
A estudo dos irlandeses está estudando ainda formas de controlar a evolução bacteriana no intestino humano e a descoberta pode ter implicações na saúde do sistema digestivo.

Estudo anterior feito pela Universidade do Rio de Janeiro já tinha comprovado outros benefícios do óleo de côco. Segundo esta pesquisa, ele ajuda a aumentar o bom colesterol e a diminuir a glicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes e amigos pelo mundo